Skip to content

O Círculo

Empowering Communities

Pela primeira vez em Portugal,  ‘turistas  voluntários’ da Organização Não Governamental (ONG) norte-americana Global Volunteers vão passar este ano férias em Beja para ensinar crianças e adultos a falar inglês, disse hoje fonte do município.

Através do projecto Férias de Voluntário, criado em 1994 pela Global Volunteers, falantes nativos de inglês tornam-se ‘ turistas voluntários’ e vão de férias para um determinado destino escolhido pela ONG.

Nos locais de férias, durante a estadia, que é paga pelos próprios, os turistas, entre períodos de descanso e de lazer, tornam-se professores voluntários para ensinar gratuitamente crianças e adultos a falar a língua de Shakespeare.
Entre Fevereiro e Outubro, quatro grupos de ‘turistas voluntários’ da Global Volunteers vão passar, cada um, 15 dias de férias em Beja, precisou o vereador do município, José Monge.

Durante as férias, de segunda a sexta-feira, ao longo de quatro horas diárias, «os turistas vão ensinar alunos de várias escolas básicas, duas secundárias, da Casa Pia e da Universidade Sénior de Beja a falar inglês», acrescentou o autarca.

Segundo informações disponíveis no site da Global Volunteers, normalmente, o ensino é feito através da prática informal da língua inglesa, ou seja, ´conversas simples’ entre os voluntários  os professores e os alunos das escolas.

A Global Volunteers justifica a escolha de Beja explicando «que em Portugal os habitantes fora das zonas turísticas dispõem de poucas oportunidades para falar e aprender inglês com nativos da língua».

A Câmara de Beja, além de mediadora entre a ONG e as escolas e instituições da cidade interessadas em acolher o projecto, explicou José Monge, vai preparar um roteiro para os turistas voluntários, com «passagem garantida pelos principais atractivos» da região de Beja.

O primeiro grupo, constituído por 18 turistas norte-americanos, vai estar de férias em Beja, entre 23 de Fevereiro e 08 de Março, mas ainda não está definido em que escolas vão ensinar voluntariamente a falar inglês.

Segue-se o grupo de 21 turistas, entre 19 de Abril e 03 de Maio, sendo que os terceiro e quarto grupos vão estar de férias, respectivamente, entre 07 e 21 de Junho e entre 27 de Setembro e 11 de Outubro.

A Global Volunteers continua a recrutar turistas voluntários para passar férias este ano em Beja e já tem marcados novos períodos para 2009, também entre Fevereiro e Outubro.

Criada em 1984, a Global Volunteers, uma das primeiras ONG a receber o estatuto de Consultores Especiais das Nações Unidas para o Voluntariado, organiza projectos sociais em regime de trabalho voluntário, para promover o desenvolvimento microeconómico e humano.

A ONG mobiliza anualmente mais de 2.500 voluntários, divididos em 150 equipas, que ajudam mais de 100 comunidades locais em mais de 20 países.

Lusa/SOL

Advertisements

%d bloggers like this: