Skip to content

O Círculo

Empowering Communities

Portugal é o quarto país da Europa Ocidental que mais casos novos de infecções por HIV diagnosticou em 2006, segundo o relatório anual do Programa das Nações Unidas sobre a doença.

No topo da lista, com 8925 novas infecções de VIH detectadas no ano passado, surge o Reino Unido, que se mantém como um dos países da Europa Central e Ocidental onde o HIV/sida tem mais prevalência, tendo os novos casos da doença duplicado de 2001 para 2006.

Este aumento deve-se essencialmente às novas infecções entre os homens com relações homossexuais e a um aumento do diagnóstico de mulheres e homens heterossexuais que contraíram o vírus em países com elevados níveis de prevalência da doença, sobretudo na África sub-saariana e nas Caraíbas.

Portugal, com 2162 novas infecções por HIV, surge nesta lista em quarto lugar, depois do Reino Unido, França e Alemanha.

Em todos os outros países da Europa Ocidental o número de novos diagnósticos é menor e as novas infecções apenas excedem as mil na Holanda.

No continente europeu, o HIV é transmitido essencialmente devido a relações sexuais desprotegidas e por uso de equipamento contaminado entre consumidores de droga injectável. No entanto, a ONU refere que esta última causa tem pouca representação, com excepção para dois países: Portugal e Espanha.

Fonte: Público

Advertisements

%d bloggers like this: