Skip to content

O Círculo

Empowering Communities

A censura em regimes repressivos está a começar a encontrar novos alvos para além dos tradicionais meios de comunicação. De acordo com o relatório anual da associação Repórteres Sem Fronteiras (RSF) sobre liberdade de expressão em alguns países os blogues também já são censurados. Só na China foram presas 50 pessoas cujo «crime» foi terem colocado posts na Internet.

Actualmente estão presos pelo menos 64 pessoas por utilizarem blogues, um dos quais um egípcio que foi condenado a quatro anos de prisão por criticar uma instituição islâmica e o presidente do Egipto no seu blogue.

O documento revela que cada vez mais o ciberespaço é visto pelos governos de alguns países como uma ferramenta de promoção da democracia e estão a tentar arranjar métodos de o controlar.

Em comunicado a associação de jornalistas sublinha que «os governos de países repressivos estão agora a atacar os autores de blogues e os jornalistas on-line de forma tão severa como os jornalistas dos Media tradicionais».

Para a realização do relatório, que apresenta uma lista dos 169 países onde há menos liberdade de expressão, foram inquiridos jornalistas, investigadores, juristas e associações de direitos humanos provenientes de todo o mundo.

Os RSF não deixaram de parte o facto de a China, que recebe a próxima edição dos Jogos Olímpicos, ocupar a 164ª posição do ranking dos 169 países onde menos se respeita a liberdade de expressão.

Na tabela, liderada pela Islândia, Noruega e Estónia, a maioria dos países europeus passaram o teste, com excepção da Rússia que ocupa o 144º lugar.

Portugal ocupa a 10ª posição, juntamente com a Dinamarca e Irlanda.

Fonte: Lusa/Sol

Advertisements

%d bloggers like this: