Skip to content

O Círculo

Empowering Communities

As escavações na “villa” romana de Santa Catarina de Sítimos, no concelho de Alcácer do Sal (Setúbal), foram retomadas esta semana, depois de uma primeira camada arqueológica efectuada no ano passado. Segundo a câmara local, a segunda campanha de escavações na “villa”, que começou a ser posta a descoberto em Maio de 2006, iniciou-se segunda-feira e vai decorrer até final de Setembro.

“Estes trabalhos arquológicos são muito importantes porque uma ‘villa’ romana desta dimensão é única em todo o litoral Alentejano e mesmo a nível nacional”, assegurou à Lusa Isabel Vicente, vereadora da Cultura na autarquia. Segundo a vereadora, a campanha realizada em 2006 permitiu revelar a existência de “peças importantíssimas”, fazendo “adivinhar que se trata de uma obra cultura ímpar” que o município quer continuar a estudar.

“Queremos aprofundar estas escavações e pôr depois à disposição dos visitantes, que acorrem cada vez mais à vizinha povoação de Santa Catarina, para ver a ‘villa’, este importante património cultural e histórico”, disse.

O município admite instalar no local um núcleo museológico e quer prosseguir as campanhas arqueológicas que, até agora, já fizeram “renascer” uma piscina e que os arqueólogos acreditam ser um santuário pagão.

“Prevemos que a piscina, cujo piso está intacto, seja muito grande porque, apesar de grande parte estar já escavada, foi descoberto um muro que parece não ter fim”, afiançou a vereadora. Durante os trabalhos foram já encontradas várias cerâmicas e lucernas.

Fonte: Público

Advertisements

%d bloggers like this: