Skip to content

O Círculo

Empowering Communities

Um vírus comum, o adenovírus-36 (AD36), conhecido por causar infecções respiratórias, também pode provocar obesidade, concluiu uma investigação nos Estados Unidos.

O estudo da Universidade de Louisiana aponta para a possibilidade da obesidade poder ser contagiosa e, por isso, também poder ser combatida através de uma vacina ou tratamento antiviral.

Quando se introduz no organismo, o AD36 pode causar infecções respiratórias, gastroenterites e conjuntivites, assim como outros problemas de menor gravidade e duração.

Mas os estudiosos norte-americanos da Universidade de Louisiana indicaram que o vírus também pode transformar as células principais do tecido adiposo em células de gordura. Foi ainda identificado um gene específico (E4Orfl) presente no adenovírus que parece estar na origem deste efeito.

«Não garantimos que um vírus seja a única causa da obesidade, nem que todas as pessoas infectadas engordam, mas o nosso estudo proporciona uma prova sólida de que alguns casos estão relacionados com as infecções virais», disse Magdalena Pasarica, uma das investigadoras, citada pela imprensa norte-americana, durante a apresentação dos resultados do estudo num encontro da Sociedade Americana de Química realizado segunda-feira em Boston.

Investigações anteriores já tinham associado o adenovírus à obesidade em animais, demonstrando que frangos e ratos infectados com o AD36 engordavam e duplicavam a sua camada de gordura.

Mas nesta nova investigação foram usadas células estaminais adultas de tecido de gordura de pessoas submetidas a uma lipoaspiração.

Metade destas células foram expostas ao vírus e, após uma semana, a maioria converteu-se em células de gordura. Estima-se que até 30 por cento das pessoas obesas e 11 por cento de indivíduos magros possam estar infectados com o AD-36, pelo que o passo seguinte dos investigadores será identificar quais os factores que levam algumas pessoas a ganhar peso.

Também é desconhecido qual o tempo que o vírus permanece no organismo dos obesos e quanto dura o efeito de produzir gordura.

Lusa/SOL

Advertisements

%d bloggers like this: