Skip to content

O Círculo

Empowering Communities

Catorze organizações assinaram hoje um manifesto a defender a penalização das discriminações no local de trabalho e na sociedade com base na religião, credo, deficiência, género, idade ou orientação sexual.

O manifesto «Pela Igualdade de Oportunidades para Todos e Todas» foi apresentado em Lisboa e tem como objectivo dar visibilidade aos problemas da discriminação nos locais de trabalho com base na religião, credo, deficiência, género, idade, orientação sexual, portadores de HIV e toxicodependentes.

São subscritoras do manifesto a CGTP-IN, a Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes, a Associação Portuguesa de Deficientes, o Clube Safo – Associação de Defesa dos Direitos das Lésbicas, o Instituto Bento de Jesus Caraça, o Centro de Formação e de Inovação Tecnológica e a Juventude Operária Católica.

Assinaram ainda o documento o Movimento Democrático de Mulheres, Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais Não Te Prives, OPUS GAY, Frente de Combate à Lesbigaytransfobia (Panteras Rosa), Associação para Defesa dos Direitos dos Imigrantes (Solidariedade Imigrante), SOS Racismo e a União de Mulheres Alternativa e Resposta.

No manifesto as organizações defendem políticas de promoção de igualdade e de combate às discriminações, combate às políticas que não salvaguardam os direitos dos trabalhadores mais vulneráveis e a criação de condições para a elevação da taxa de emprego de pessoas com maiores dificuldade de inserção.

Os subscritores do documento pretendem exigir dos órgãos de soberania que desenvolvam políticas que conduzam à erradicação das desigualdades e discriminações existentes na sociedade e sensibilizar a sociedade em geral em relação aos efeitos negativos da discriminação.

As 14 organizações pretendem também combater as atitudes e comportamentos discriminatórios que conduzam a práticas de xenofobia, homofobia, transfobia e outras, promovendo acções de sensibilização e esclarecimento no quadro de iniciativas respeitantes ao Ano Europeu para a Igualdade de Oportunidades para Todos, que decorre durante 2007.

Fonte: Sol

Advertisements

%d bloggers like this: