Skip to content

O Círculo

Empowering Communities

A Cascais Natura, Agência Municipal dedicada ao ambiente, vai lançar este ano a Eco-cabana, um projecto inovador que venceu recentemente o «Prémios ideias Verdes Água de Luso: presso 2007».

Refira-se que as Eco-cabanas são habitações modulares, com uma particular preocupação ambiental, com o recurso a energia alternativa, gestão de consumo de água e electricidade, assim como o uso de materiais reciclados ou recicláveis.

A Eco-cabana pode ser implementada e usada como qualquer edifício convencional, embora tenha sido particularmente concebida para estadias de curta duração em espaços de maior sustentabilidade ambiental, como áreas protegidas ou sítios da Rede Natura.

O projecto visa precisamente compatibilizar os interesses da preservação da natureza e os da educação ambiental, desporto de natureza e do turismo, assim como do desenvolvimento local das populações.

A alimentação energética da Eco-cabana dependerá exclusivamente de meios alternativos, sendo que haverá um dispositivo para o utilizador controlar o seu uso de água e energia. Os consumos vão ser debitados num cartão de «eco-créditos» correspondente a um determinado número de dias. Em caso de arrendamento ou uso temporário, uma má gestão aumentará o custo da utilização da Eco-cabana e uma boa utilização permitirá conservar créditos no cartão.

O Prémio que distinguiu este projecto foi instituído pela Sociedade Central de Cervejas (Água do Luso) e Sojornal (Jornal Expresso) e tem como objectivo dar expressão a potenciais valores na concretização de projectos inovadores e relevantes para a sociedade portuguesa na área do ambiente.

No valor de 50 mil euros, o prémio foi atribuído por um júri composto por personalidades na área do ambiente e permitirá agora construir o primeiro modelo deste equipamento, que posteriormente será colocado no mercado.

Advertisements

%d bloggers like this: