Skip to content

O Círculo

Empowering Communities

A autarquia de Abrantes aderiu novamente ao Programa de Voluntariado Jovem para as Florestas, promovido pelo Instituto Português da Juventude (IPJ), que envolve jovens voluntários que desenvolvem acções de prevenção e sensibilização à causa da defesa da floresta.

O programa, que tem como lema «Abrantes mais verde», decorre até 30 de Setembro e envolve cerca de 40 jovens (mais de 18 anos).

No âmbito da acção, são constituídas duas equipas de jovens por quinzena, sendo que cada uma é composta por quatro elementos que garantem as tarefas por vários turnos.

Desde o início do mês que a primeira equipa já começou a actuar no terreno, que tem como missão realizar a vigilância fixa a partir do castelo da cidade, uma zona privilegiada tendo em conta a sua localização. Estas equipas estão também a participar em acções de sensibilização junto das populações, procedendo à distribuição de folhetos informativos sobre medidas de prevenção aos fogos florestais.

De salientar ainda que a autarquia viu também aprovado um outro projecto, de curta duração, na área de protecção civil e ambiente: «Planear para prevenir».

Este programa, que conta com a participação de jovens com idade inferior a 18 anos, consta de acções de levantamento dos pontos de água existentes nas zonas urbanas do concelho mas também inventariação da sinalização vertical na zona florestal. A iniciativa conta com a participação de nove jovens voluntários.

Advertisements

%d bloggers like this: