Skip to content

O Círculo

Empowering Communities

O portal Universia Portugal vai lançar no final do ano a primeira Feira de Emprego Virtual em Portugal, uma feira em plataforma web, de formato interactivo onde vais poder deixar currículos e comunicar com elementos-chave da área dos Recursos Humanos. Com base nas mais recentes tecnologias de criação de espaços web, esta Feira pretende revolucionar o mercado virtual na procura e oferta de 1º emprego. A decorrer entre 3 e 14 de Dezembro, esta Feira destina-se sobretudo a jovens a terminar a sua formação superior, a recém-licenciados e a jovens profissionais que tenham recentemente entrado no mercado de trabalho.

“É o nosso projecto estrela”, afirma Pedro Monteiro, director-geral do Universia Portugal, que explica que o primeiro portal de Internet especializado no 1º emprego no nosso país se trata de “um salão de exposição único na Internet com todas as características dum salão tradicional e as vantagens da Internet: aberto 24 horas e tratamento 100% personalizado, sem aglomerações de público. Tudo a partir do computador, ao ritmo de um clique e em ambiente Second Life”. Um ambiente virtual que vai permitir interagir com os expositores presentes na feira real.

Nesta Feira virtual vais poder aceder aos expositores das entidades empregadoras e das universidades parceiras do Portal Universia, assistir a chats-colóquios sobre temas relacionados com o emprego, conhecer as ofertas de emprego das empresas nacionais, deixar o teu currículo nos expositores das entidades que mais te interessarem e realizar provas de selecção online de uma forma dinâmica, simples e adaptada às novas tendências tecnológicas, uma espécie de entrevista de emprego virtual.

A tecnologia utilizada neste certame virtual vai proporcionar-te uma experiência de vivência quase real. Animações em 3D, integração de travellings, movimentos de stands e vídeos vão permitir que encontres rápida e facilmente aquilo que procuras. “Os visitantes acedem virtualmente a um edifício de emprego e fazem o seu registo no hall de entrada. Terão acesso à Feira pelos elevadores do edifício”, explica Pedro Monteiro.

Organizada por sectores económicos, devidamente destacados nos diferentes pisos dos edifícios, a Feira submete ainda as entidades empregadoras a um critério que as agrupa de acordo com o seu nível de investimento nos escalões platina, ouro, prata e bronze. “Uma entidade platina, por exemplo, é automaticamente patrocinadora dum sector de actividade o que permite que a sua imagem apareça destacada no pavilhão do sector, com ligação directa do pavilhão para o stand. Esta entidade em particular contará com mais publicidade e exposição da marca, e acesso a um vasto conjunto de ferramentas neste espaço online. Exemplo disso mesmo é o acesso a todos os currículos recolhidos, áreas de downloads, chat-colóquios e inquéritos online com resultados em tempo real”, explica Pedro Monteiro. O impulsionador da iniciativa encara ainda a Feira como uma oportunidade para ajudar a criar um programa de incentivos ao 1º emprego em Portugal.

O director-geral do Portal Universia mostra-se bastante confiante quanto aos resultados que espera da iniciativa e afirma acreditar no êxito da Feira enquanto novo espaço, virtual, de recrutamento de emprego nacional. “O nosso objectivo é fazermos duas feiras por ano”, declara. Para a primeira edição, os promotores esperam a participação de um mínimo de 30 empresas.

Advertisements

%d bloggers like this: