Skip to content

O Círculo

Empowering Communities

Dentro de quatro anos a ilha da Berlenga, Peniche, será totalmente auto-sustentável. Para já, a primeira fase de um projecto para tornar a Berlenga um Laboratório de Sustentabilidade arranca no final do Verão. “A primeira fase, das energias renováveis, começa a partir do Verão, uma segunda fase das águas residuais e dos resíduos inicia-se daqui a um ano”, explicou o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa.

António José Correia, presidente da autarquia local, estima que “a ilha possa ser auto-sustentável em termos de produção de energia, abastecimento de água e tratamento de resíduos dentro de aproximadamente quatro anos. É um bom prazo para a concretização de boas iniciativas”, frisa.

Para quem vive todos os dias naquele arquipélago que é também uma reserva natural marinha, o progresso é bem visto. “Não podemos guardar muita coisa no frigorifico porque se estraga”, explica Marieta Santos. Esta funcionária da autarquia de Peniche trabalha há 22 anos na ilha. Permanece lá dez meses do ano, entre Fevereiro e Dezembro. “No Verão temos luz das 09.00 à 01.00 mas no Inverno só temos nove horas de luz com interrupção durante a tarde”, conta. Outro dos problemas é a falta de água: “cada pessoa só tem direito a dois jarros”. Ainda assim, e apesar de todas as dificuldades, “vale a pena”, frisa, explicando que os esgotos e os restos de comida são triturados e deitados para o mar, para a “parte de trás da ilha”.

Em contrapartida, há quem pense que a chegada do progresso à ilha vai estragar aquele “paraíso”. É o caso de Carlos Miguel que quase todos os dias, faz da Berlenga a sua casa. “Está bem como está e por isso é que este local é mágico. Se aqui chegar as tecnologias que temos nas cidades deixa de haver diferença”, lamenta.

O projecto Berlenga-Laboratório de Sustentabilidade prevê um investimento de dois milhões de euros, a maior parte suportados por privados. À câmara autarquia cabe uma fatia de 120 mil euros. A NASA é uma das parceiras do projecto.

Fonte: DN

Advertisements

%d bloggers like this: