Skip to content

O Círculo

Empowering Communities

Cerca de 280 mil alunos iniciam na próxima semana os exames nacionais obrigatórios para a conclusão do ensino básico e secundário, de acordo com dados do Ministério da Educação (ME).

No básico, 107.131 alunos realizam terça e quinta-feira os exames nacionais de Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente, provas que valem 30 por cento da classificação final das duas disciplinas.

Ao longo de 90 minutos, os alunos vão testar conhecimentos relativos a toda a matéria leccionada nos três anos do terceiro ciclo, sendo as pautas afixadas a 11 de Julho.

Já no ensino secundário, são quase 170 mil os estudantes que iniciam segunda-feira a primeira fase dos exames nacionais, que se prolonga até 26 de Junho.

O número de alunos a realizar as provas do 11º e 12º anos desceu quase cinco por cento relativamente ao ano passado, com menos 7.227 inscritos.

Dos 169.567 que este ano se inscreveram para os exames, quase dois terços vão fazer as provas com a intenção de concorrer ao Ensino Superior.

As raparigas continuam em clara maioria entre os inscritos, representando 57 por cento do total, uma tendência que se verifica já há vários anos.

A classificação no exame nacional vale 30 por cento da nota final da disciplina e varia entre os 35 e os 50 por cento para a nota de candidatura às universidades e institutos politécnicos.

As provas de Português A e B, que se realizam às 09:00 de segunda-feira, marcam o início da primeira fase dos exames, sendo que as provas decorrem em simultâneo em todos os pontos do Mundo onde existem escolas portuguesas (Portugal Continental, Madeira, Açores, Macau e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).

Até ao final da primeira fase vão realizar-se exames a 34 disciplinas, num total de cerca de meio milhão de provas, sendo afixadas as pautas a 06 de Julho.

A segunda fase dos exames do ensino secundário decorre entre 12 e 17 de Julho, sendo os resultados afixados a 27 do mesmo mês.

Os alunos que concluírem todos os exames na primeira fase podem candidatar-se ao Ensino Superior entre 09 e 13 de Julho, enquanto os estudantes que forem à segunda fase de provas concorrem entre 27 de Julho e 03 de Agosto.

Fonte: Lusa

Advertisements

%d bloggers like this: