Skip to content

O Círculo

Empowering Communities

A temporada de Música 2007-2008 da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), em Lisboa, é marcada pelo maior número de espectáculos alguma vez realizados ( 135) por uma clara aposta no Projecto Educativo e pelo acolhimento em residência de uma formação – a Orquestra de Câmara da Europa -, o que acontece pela primeira vez.

Entre os solistas convidados contam-se nomes cimeiros da cena internacional, de que são exemplos o pianista Evgeny Kissin, a percussionista Evelyn Glennieoui ou o violoncelista Jian Wang. Mas pelo palco da Gulbenkian também passarão as vozes de Andreas Scholl e Cecília Bartoli.

A programação, ontem apresentada, abrange um repertório que vai do Barroco aos nossos dias, “aliando obras de referência absoluta e autores de partituras menos conhecidos do grande público”, nas palavras de Rui Vieira Nery, do serviço de música da FCG.

Na temporada 2007-2008, que se inicia a 6 de Outubro, a Orquestra Gulbenkian apresenta-se em 30 programas, dos quais 10 em parceria com o Coro Gulbenkian.

O ciclo grandes orquestras mundiais trará a Lisboa seis das mais importantes formações da actualidade – Orquestra Concertgebouw de Amesterdão, a Staaskappelle de Dresden, as filarmónicas de Los Angeles e São Petersburgo e as sinfónicas de Londres e de Baden-Baden/Freiburg.

O ciclo Vanguardas/Novas Vanguardas beneficia particularmente do facto de a FCG estar a comemorar os seus 50 anos de existência. Assim, no âmbito da efeméride, foram encomendadas pela fundação seis novas obras a outros tantos compositores portugueses (Miguel Azguime, Sérgio Azevedo, Emmanuel Nunes, João Pedro Oliveira e Isabel Soveral). Na música antiga, é proposta, entre outras, a primeira audição moderna de obras dos polifonistas portugueses de seiscentos Duarte Lobo e Manuel Tavares. A música de câmara é dedicada ao repertório para quarteto de cordas, com a presença de oito formações internacionais. A temporada é ainda marcada por um claro reforço da aposta no projecto educativo, sobretudo na vertente dos concertos para as famílias.

Advertisements

%d bloggers like this: