Skip to content

O Círculo

Empowering Communities

Que o YouTube é um fenómeno cibernauta já não havia dúvidas. E o facto de ser a expressão mais pesquisada pelos portugueses no motor de busca Google é só mais um exemplo disso, estando inclusive mais bem posicionado do que a expressão “sexo”, líder de preferências do mesmo estudo, há dois anos.

O estudo NetPanel, feito no primeiro trimestre do ano e divulgado ontem pela Marktest, acrescenta que a expressão representa as pesquisas de 8,9% dos cibernautas nacionais.

A palavra, que remete para o popular site de partilha de vídeos, foi procurada no Google por cerca de 268 mil portugueses, com quatro ou mais anos.

No segundo lugar da lista ficou o Hi5, popular espaço da Internet em que os utilizadores conversam e conhecem outros e expõem fotografias e vídeos. A expressão foi pesquisada por 248 mil utilizadores únicos, o que equivale a 8,2% do total.

O serviço de e-mail Gmail aparece em terceiro, com 204 mil pesquisas portuguesas (6,7%).

Entre as dez mais procuradas no Google encontram-se ainda expressões como “jogos”, “google”, “wikipédia”, “you tube” (aparece duas vezes nos dez mais pesquisados, agora com espaçamento entre as duas palavras), “hotmail”, “sapo” e “sexo”.

Os portugueses não se esqueceram da expressão “euromilhões”, a qual aparece em 15.º lugar, procurada por 93 mil cibernautas. “Finanças” segue logo a seguir, alvo de pesquisa de 91 mil pessoas.

As empresas

Se olharmos para a lista em termos de nomes de empresas, a Vodafone, a Fnac e a Worten foram os três termos mais pesquisados pelos portugueses, posicionados em 17.º, 18.º e 19.º lugares, com 104 mil, 101 mil e 99 mil utilizadores, respectivamente.

As personalidades

Quanto a personalidades, a estrela norte-americana de wrestling John Cena foi o homem mais procurado no trimestre, aparecendo na lista em 129.º lugar. O quarteto humorista Gato Fedorento entra na 135.ª posição, com 31 mil internautas, e o cantor Tony Carreira na 159.ª. A luso-canadiana Nelly Furtado foi a mulher mais procurada na Internet. A cantora de Maneater surge na 203.ª posição da lista, tendo ganho a preferência de 25 mil portugueses.

Advertisements

%d bloggers like this: