Skip to content

O Círculo

Empowering Communities


O Ministério da Educação anunciou que vai reforçar a carga horária de várias disciplinas do ensino secundário já a partir do próximo ano lectivo, para aumentar as vertentes prática e experimental dos cursos científico-humanísticos.

Em comunicado, o ministério salienta que este reforço “visa uma maior eficiência na formação científica dos alunos e a clarificação e simplificação curricular nos cursos de Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas e Artes Visuais”.

A partir do ano lectivo de 2007/08 será criado o curso de Línguas e Humanidades, por junção dos de Ciências Humanas e Sociais e de Línguas e Literaturas.

As novas matrizes dos currículos destes cursos, que o ministério irá aprovar através de um decreto-lei, surgem depois de um conjunto de recomendações feitas pelo Grupo de Avaliação e Acompanhamento da Implementação da Reforma do Ensino Secundário (GAAIRES).

O relatório, divulgado no final de Fevereiro, sugeria o aumento da carga horária naqueles cursos em um tempo lectivo semanal de 90 minutos, recomendação associada à extinção da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação enquanto obrigatória no 10º ano.

“Reforça-se também a carga horária em várias disciplinas para viabilizar as respectivas componentes prática e experimental”, limita-se a anunciar o ministério, em comunicado, sem indicar de que disciplinas se trata.

O documento do GAAIRES alertava para a diminuição do número de alunos no curso de Línguas e Literaturas, com apenas 859 estudantes inscritos no 12º ano este ano lectivo, enquanto no 10º ano o número de matrículas passou de 1440 em 2004/05 para 581 em 2006/07.

Fonte: Público

Advertisements

%d bloggers like this: