Skip to content

O Círculo

Empowering Communities

Um inquérito publicado na Escócia refere que cerca de metade dos jovens já tiveram uma «experiência indesejada» em redes sociais na Internet, como o Bebo ou MySpace. Estas experiências podem ir de simples intimidações até ameaças para a prática de actos sexuais, revela o estudo promovido pela NSPCC.

De acordo com o inquérito, cerca de 52 por cento dos inquiridos utilizam este tipo de sites pelo menos uma vez por dia, aumentando assim o risco de serem alvo de más acções.

O estudo revela que a principal razão apontada pelas jovens para acederem a estes sites é a possibilidade de fazerem novas amizades ou poderem estar com amigos já conhecidos.

Ao mesmo tempo o inquérito demonstra que cerca de 60 por cento recorre aos sites para evitar o isolamento e 53 por cento para partilharem os seus problemas.

As redes sociais têm vindo a ganhar cada vez mais popularidade na Internet, sendo actualmente bastante utilizadas pelos mais novos.

Também o facto de algumas bandas musicais terem ganho alguma notoriedade depois de terem criado páginas nestes sites, contribuiu para atrair os mais novos.

O inquérito, realizado on-line, foi respondido por mais de dois mil jovens entre os 11 e os 16 anos e surge no âmbito da campanha “Don’t Hide It”, que tem como objectivo levar os jovens a falarem sobre os abusos que sofrem nestes sites.

Advertisements

%d bloggers like this: