Skip to content

O Círculo

Empowering Communities

Sete mil pessoas são aguardadas, a 15 e 16 do próximo mês, no “Viseu a 15 do 6”. É um novo conceito de dinâmica cultural, lançado pelo Teatro Viriato, que promete 36 horas de música em espaços descentralizados da cidade. Mountain Tales (estreia nacional), Cordel do Fogo Encantado, Daltonic Brothers e Dezperados são já os grupos com presença assegurada.

Baseado em parcerias com a comunidade urbana – unidades hoteleiras, museus, autarquia e Região de Turismo Dão Lafões -, o evento promete regressar e evoluir, nos próximos anos, para uma fórmula inovadora e original de fruição cultural.

“No futuro, o objectivo é que a cidade se organize para levar à expressão máxima o conceito de dinâmica cultural e hospitalidade”, promete Paulo Ribeiro, director do Teatro Viriato.

Cénica alucinante do Brasil

O evento arranca a 15 de Junho com uma das revelações do ano passado no Festival de Músicas do Mundo, em Sines Cordel do Fogo Encantado. Um grupo que articula “o fogo e a força da poesia, as percussões inventivas, misturadas com doses cénicas alucinantes”. No seu regresso a Portugal, o quinteto brasileiro, de Pernambuco, apresenta “Transfiguração”, o seu novo disco. Na noite do mesmo dia, também no largo da Sé, actuam Daltoni Brothers e o colectivo de DJ Dezperados. No bar do Teatro Viriato, uma sessão de vídeo, música e fotos lembrarão o artista viseense José Valor (1964-2004).

Seguem-se Mountain Tales no dia 16, em estreia absoluta, “um encontro entre culturas sob o denominador comum da música”. Em palco, no Adro da Sé, estarão o coro feminino Angelite (Bulgária), o grupo Huun-Huur-Tu (Tuva) e o Moscow Art Trio (Rússia).

No mesmo dia actuam Nobody’s Bizness (Teatro Viriato), Anonima Nuvolari (ruas da cidade e Parque Aquilino Ribeiro) e Bailarico Sofisticado, a partir das 24 horas, no bar do Teatro e Largo Mouzinho de Albuquerque.

Integralmente dedicado à música, o festival “Viseu a 15 do 6” poderá, em próximas edições, alargar-se a outras formas de arte como o teatro e o novo circo – anunciou Paulo Ribeiro.

Durante os dias do certame, os visitantes terão descontos em várias unidades hoteleiras e restaurantes de Viseu.

Fonte: JN

Advertisements

%d bloggers like this: