Skip to content

O Círculo

Empowering Communities

Os autores de «blogs» devem aplicar um «código de conduta» para alertar os leitores para, por exemplo, uma eventual utilização de linguagem imprópria, sugeriu o autor do «Código de Conduta para Bloggers», um guia que está online a partir desta semana. Tim O`Reilly, editor de vários livros de programação informática e defensor do software livre e código aberto, aconselha os autores dos «blogs» a apagar os comentários ofensivos e bloqueiem a possibilidade de deixar comentários anónimos.

Nos «blogs» em que se pode deixar qualquer tipo de comentário, O`Reilly considera que se deve criar um aviso tipo «vale tudo» para que os leitores fiquem a saber que poderão deparar-se com comentários ofensivos ou com linguagem menos correcta.

«Não nos responsabilizamos pelos comentários de nenhum blogger, e quando as discussões aquecem avisamos que podem aqui ser encontrados comentários ofensivos e linguagem imprópria. Participe neste blog por sua própria conta e risco», é o texto que deve constar deste tipo de blogs, defende O`Reilly.

O`Reilly colocou o código à disposição dos bloggers de todo o mundo em http://blogging.wikia.com/ onde se podem sugerir correcções, avaliar e comentar o código.

Diário Digital / Lusa

Advertisements

%d bloggers like this: