Skip to content

O Círculo

Empowering Communities

O Centro de Estudos António Maria Mourinho (CEAMM) vai publicar na Internet e em folhetos de cordel um conjunto de 30 textos do Teatro Popular Mirandês (TPM). Numa fase seguinte, a compilação será colocada à disposição dos interessados em formato de livro.

Os textos fazem parte do espólio do já falecido Padre António Maria Mourinho, que fez a recolha ao longo da sua vida enquanto investigador da cultura local, e pretendem ser uma forma de divulgar o espólio.

Os textos não se destinam apenas a investigadores mas também a grupos de teatro e associações que pretendam levar à cena este género de representação.

Segundo António Bárbolo Alves, director do CEAMM, “o teatro mirandês está a desaparecer, apesar de haver grupos que levam à cena as peças, com principal incidência na Páscoa. No entanto, o teatro popular continua presente na memória colectiva das gentes da Terra de Miranda.”

“Com a publicação destas textos em formato de cordel, o TPM poderá ganhar um novo fôlego”, explicou o responsável.

O TPM é composto, na sua maioria, por um conjunto de textos oriundos da chamada ‘escola vicentina’. Contudo, há também textos de autores mirandeses e outros traduzidos da vizinha Espanha e amplamente divulgados durante os séculos XIX e XX.

“Há também textos que não têm indicação autoral. Mas isso não quer dizer que não tenham autor ou sejam anónimos. Foram passando de boca em boca, de localidade em localidade, ganhando palavras, versos e personagens” acrescenta Bárbolo Alves.

Para se ter uma ideia do impacto das representações na época, basta dizer que, em 1948, na localidade de Duas Igrejas, em Miranda do Douro, o “Auto da Paixão” reuniu uma multidão de 25 mil pessoas.

Fonte: JN

Advertisements

%d bloggers like this: