Skip to content

O Círculo

Empowering Communities


A primeira História da Literatura será publicada em 2012, anunciou hoje em Luanda o ministro angolano da Cultura, Boaventura Cardoso.

Boaventura Cardoso abriu hoje os trabalhos do segundo plenário da comissão de especialistas nacionais e internacionais encarregados de escrever a História da Literatura de Angola.

Segundo o ministro, “a história da literatura angolana, para lá do seu objectivo científico-pedagógico destinado a pesquisadores, professores e alunos, deveria constituir-se em magna fonte de educação patriótica e de consolidação da Nação”.

À margem do encontro, o director do Instituto Nacional do Livro e do Disco (INALD), António Fonseca, afirmou que se pretende criar uma obra de natureza científica que possa traçar os caminhos da literatura angolana, tradição oral, influências coloniais e diversas correntes e obras de autores que se impuseram desde a independência.

Para António Fonseca, esta História da Literatura Angolana será importante, não só como instrumento de consulta, mas também como forma de mostrar como “as letras” angolanas tiveram um “papel na formação de ideias e de movimentos que de alguma forma contribuíram para o nacionalismo, para o desenvolvimento da luta, para o processo independentista e para o processo de paz”.

Fonte: Público

Advertisements

%d bloggers like this: