Skip to content

O Círculo

Empowering Communities


A criação da Paisagem Protegida do Litoral Sul de Vila do Conde deverá concretizar-se “o mais tardar até ao final de Agosto”, segundo coordenador do Grupo de Trabalho responsável pela candidatura, Vítor Costa.

Este grupo foi constituído na sequência de um protocolo celebrado em 2005 entre a Câmara Municipal de Vila do Conde e o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto CIBIO-UP) para preparar o estudo que serve como base à candidatura, já apresentada ao Instituto de Conservação da Natureza (ICN).

“O estudo, resultante de um trabalho pluridisciplinar em que estiveram envolvidas várias faculdades da Universidade do Porto, já foi considerado como excelente pelo ICN, não devendo, portanto, enfrentar qualquer dificuldade no que respeita à sua aprovação,” disse aquele responsável à Lusa, admitindo, contudo, que possam vir a ser feitos “alguns pequenos acertos”.

Com a declaração da área proposta, que compreende as freguesias de Azurara, Árvore, Mindelo, Vila Chã e Labruge como Paisagem Protegida, a zona passará a integrar a rede nacional de áreas protegidas, no quadro do DL 19/93.

Manutanção da diversidade ecológica e da paisagem

A classificação do litoral sul de Vila do Conde como área protegida tem por objectivo possibilitar a adopção de medidas eficazes que permitam a manutenção e valorização da diversidade ecológica e do carácter da paisagem, tanto no aspecto conservacionista como no aspecto lúdico-pedagógico.

“Possibilitará ainda que a zona possa concorrer aos fundos do próximo quadro comunitário para manutenção da paisagem e criação de estruturas de acolhimento para todos quantos a queiram visitar”, disse o professor universitário.

Vítor Costa referiu que a zona, que é “objecto de fortes pressões urbanísticas a que a Câmara de Vila do Conde tem sabido resistir”, tem muito pouca edificação e está relativamente ordenada.

“Espero que a 30 de Agosto, quando passam 50 anos da criação da Reserva Ornitológica do Mindelo, pioneira em Portugal, possamos ter criada a Paisagem Protegida do Litoral Sul de Vila do Conde, que já foi assumida pela Junta Metropolitana do Porto como prioridade regional”, acrescentou Vítor Costa.

Fonte: Público

Advertisements

%d bloggers like this: