Skip to content

O Círculo

Empowering Communities


O Serviço de Pediatria do Hospital Amadora Sintra, liderado pela pediatra Helena Carreiro, foi o vencedor do Prémio Bial 2006 na categoria de Medicina Clínica.

O prémio, no valor de 50 mil euros, foi atribuído pelo estudo “Iguais ou Diferentes? Cuidados de Saúde Materno-Infantil a uma População de Imigrantes”.

Durante seis meses, uma equipa de médicos do Serviço de Pediatria do hospital acompanhou mais de mil crianças ali nascidas, filhas de imigrantes, traçando o seu percurso depois de saírem do hospital.

A equipa, na qual participaram duas investigadoras do Instituto de Geografia, de Coimbra, observou aspectos tão simples, tais como a vacinação, ou não, das crianças, a utilização dos centros de saúde e de hospitais para consultas neonatais, a sua alimentação e se eram imunes a situações de negligência.

O objectivo era traçar o quadro da aplicação dos cuidados essenciais de saúde à população imigrante dos concelhos de Amadora e Sintra.

Segundo Helena Carreiro, responsável pelo Serviço de Pediatria daquele hospital, o estudo surge depois de ter verificado que a população imigrante daqueles concelhos não criava laços físicos ao hospital e aos centros de saúde, o que perturba o crescimento saudável das crianças.

Fonte: Público

Advertisements

%d bloggers like this: