Skip to content

O Círculo

Empowering Communities


Os antropólogos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Xerardo Pereiro e Cebaldo de León Inawinapi, foram distinguidos pela National Geographic Society pela sua investigação sobre os indígenas Kuna do Panamá, anunciou hoje fonte da universidade.

Os investigadores fazem parte do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) e, desde 2003, estão a promover um projecto de investigação sobre o turismo e as mudanças sócio-culturais entre os Kuna.

A National Geographic Society atribuiu o prémio pela “destacada qualidade científica” da investigação em Kuna Yala, no Panamá.

Segundo fonte da UTAD, a National Geographic Society valorizou o projecto pela proposta de descrição e interpretação de um modelo de desenvolvimento turístico controlado e definido politicamente pelos próprios indígenas Kuna.

Destacou ainda os aspectos metodológicos do trabalho, designadamente o trabalho de campo em equipa, a observação intensiva e extensiva por todo o território de Kuna Yala, San Blas.

A National Geographic considerou ainda o facto de se tratar de uma co-investigação antropológica com os próprios Kuna e a reflexão crítica sobre os impactos do sistema turístico, as suas resistências e a sua alerta para a criação de modelos de turismo alternativos.

Os resultados do projecto serão divulgados internacionalmente pela revista “National Gedograpfic”, na sua televisão e através de palestras por todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos.

Fonte: Público.pt

Advertisements

%d bloggers like this: