Skip to content

O Círculo

Empowering Communities


O Teatro Nacional D. Maria II assinala o Dia Mundial do Teatro, que se comemora hoje, com entrada gratuita para várias peças, debates e a apresentação, sábado, do filme “A ilha do Arlequim”.

Este filme da RTP realizado por José Medeiros baseia-se no naufrágio do navio CP Valour, no Faial, em Dezembro de 2005, que deu origem a uma série de acontecimentos que permitiram aproximar um grupo de teatro amador da ilha açoriana a uma das mais importantes companhias europeias – o Piccolo di Milano.

Na apresentação deste filme, que vai decorrer no átrio do D. Maria II, estarão presentes o realizador e Tiago Porteiro, do Teatro de Giz do Faial.

O Dia Mundial do Teatro, uma efeméride que se realiza desde 1961, será comemorado no Teatro Nacional com uma série de iniciativas ao longo de toda a semana.

Hoje haverá entrada gratuita para os espectáculos “A Filha Rebelde”, “Pequenos Crimes Conjugais” e “Ana e Hanna”.

Durante o dia realizar-se-á na Sala Garrett uma mesa-redonda sobre “Memória e Teatro” com a presença de José Pedro Castanheira, Valdemar Cruz, Fernando Rosas, Margarida Fonseca Santos, Lídia Jorge e Miguel Real.

Na quarta-feira, o D. Maria II promove uma homenagem ao dramaturgo catalão Ricardo Salvat e no dia seguinte apresenta em estreia o filme “Memoires de Goldoni”, de Maurizio Scaparro (director da Bienal de Veneza).

Na sexta-feira, realiza-se um novo debate, “Novas práticas de criação/produção teatral”, com a presença de Bruno Bravo, Sandra Faleiro, Emília Costa, Edgar Feldman, Amândio Pinheiro e Miguel Moreira, seguindo-se a apresentação de um DVD sobre o projecto “Trilogia do Cão”, apresentado no Teatro da Trindade.

Fonte: Público