Skip to content

O Círculo

Empowering Communities


O grupo de investigadores sul-coreanos que conseguiu clonar o cão Snuppy, em 2005, anunciou agora que clonou duas lobas. Lee Byung-chun e Shin Nam-shik, investigadores do Instituto de Medicina Veterinária da Universidade Nacional de Seul, dizem que os clones estão bem e que terão nascido em 2005, ou seja, já têm dois anos de idade.

“São os primeiros exemplares de lobo alguma vez clonados, mas só agora decidimos revelar o nosso trabalho”, disse a equipa à AFP, frisando que os dois animais crescem normalmente. A investigação, que levou a esta clonagem, só agora foi publicada, na edição de Março de uma revista científica chamada “Clonagem e Células Estaminais”.

A primeira clonagem feita pela equipa, que levou ao nascimento do cão Snuppy, um galgo afegão, em Agosto de 2005, foi durante algum tempo posta em causa devido ao facto de fazer parte da equipa um outro cientista, Hwang Woo-suk, acusado de falsificar dados de alguns trabalhos. Mas a clonagem do primeiro cão acabou por ser reconhecida.

Hwang foi acusado de falsificar os resultados de um trabalho em que anunciava a primeira clonagem de embriões humanos, algo muito perseguido pela investigação com células estaminais embrionárias, e que abriria uma nova porta na era da clonagem terapêutica. Mas os dados foram tidos como falsos e o investigador foi acusado de fraude científica e perdeu o financiamento.

Advertisements

%d bloggers like this: