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O Círculo

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O ensino de conteúdos relacionados com publicidade vai arrancar no próximo ano lectivo em todas as escolas de Portugal, anunciou a secretária-geral da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), Manuela Botelho.

«A APAN acredita verdadeiramente que, mais do que retirar as crianças do mundo comercial onde vivem, é necessário dar ferramentas para que consigam compreender e descodificar esse mundo», e que possam ser, no futuro, consumidores mais esclarecidos e informados, defendeu a responsável.

Em causa está o programa «Media Smart», um projecto de literacia em publicidade baseado no ensino e conceitos relacionados com a comunicação comercial de marcas e entidades, tendo como grupo-alvo crianças entre os seis e os 11 anos, do 1º e 2º ciclos.

Manuela Botelho explicou à agência Lusa que «o projecto vai mesmo avançar no próximo ano lectivo (2007/2008)», adiantando que a APAN já teve da parte do Governo «uma manifestação de reconhecimento de grande utilidade que este programa pode ter em Portugal».

Assim, a APAN está já a construir um «grupo de peritos», que irá integrar professores, psicólogos, educadores, anunciantes, associações de consumidores e, possivelmente, um elemento do Governo.

Segundo noticia a RTP, a responsável indicou, também, que «o programa é baseado no modelo britânico e este grupo de peritos vai validar ou alterar os conteúdos e, até mesmo, acrescentar matérias se achar pertinente», acrescentando ainda que, «a par da definição dos conteúdos programáticos, este grupo vai ainda definir os objectivos de aprendizagem».

A secretária-geral da APAN referiu que o programa também vai implicar formação de professores, podendo ser leccionado enquanto disciplina extracurricular autónoma ou ser introduzido em disciplinas curriculares já existentes.

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