Skip to content

O Círculo

Empowering Communities

Um museu ibérico da máscara e do traje abriu ontem ao público em Bragança concretizando um projecto com a vizinha Espanha que pretende elevar uma tradição comum a “manifestação de interesse cultural”.

As regiões de Bragança e Zamora chegaram a admitir a candidatura das suas tradições com os mascarados a Património da Humanidade, mas o objectivo fica-se, para já, apenas pelo reconhecimento nacional. O projecto comum foi apresentado ontem após a realização de um seminário sobre as máscaras e da inauguração do novo museu que une portugueses e espanhóis. O museu da máscara e do traje resulta de uma parceria de cooperação transfronteiriça entre o município de Bragança e a diputación de Zamora, ficando localizado na zona histórica de Bragança, numa rua da cidadela, que dá acesso ao museu militar, um dos mais visitados do país.


No novo museu estão expostas máscaras, trajes, adereços e objectos usados nas tradicionais «Festas de Inverno» em Trás-os-Montes e Alto Douro e nas «Las Mascaradas de Invierno» da região de Zamora. “Será fundamentalmente um espaço informativo/pedagógico e de divulgação cultural”, refere-se uma nota da Câmara de Bragança, na qual se realça que neste espaço estão representadas 29 localidades, 18 portuguesas e 11 espanholas. O museu mostra 45 trajes confeccionados por artesãos portugueses e espanhóis, 60 máscaras, acessórios usados nos rituais dos mascarados e instrumentos musicais. Os Caretos, que animam as festas de Carnaval e Natal no Nordeste Transmontano, são o expoente das máscaras nesta região. O novo equipamento cultural está instalado num imóvel com três pisos, propriedade da autarquia, que foi recuperado e adaptado através de um investimento de 300 mil euros, co-financiado pelo programa comunitário Interreg.


O museu insere-se num projecto mais vasto para a valorização turística, do qual faz parte a realização de um estudo para candidatar as máscaras e as festas e rituais associados a «Manifestação de Interesse Cultural».

Advertisements

%d bloggers like this: