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Os alunos candidatos ao ensino superior vão poder entregar as candidaturas pela Internet a partir do próximo ano lectivo, de acordo com um decreto hoje publicado em “Diário da República”.

A medida, anunciada no início de Janeiro, e insere-se no programa de simplificação administrativa do Estado (Simplex).

De acordo com o “Diário da República”, esta iniciativa pretende introduzir progressivamente o recurso à Internet na realização do concurso nacional de acesso ao ensino superior.

O decreto hoje publicado prevê também a divulgação através da Internet de toda a informação relevante para os candidatos ao ensino superior sobre os estabelecimentos e cursos existentes.

Informação sobre normas on-line

Será também divulgada por via electrónica toda a informação referente às normas legais aplicáveis ao ensino superior, às provas de ingresso, aos pré-requisitos, às classificações mínimas e às vagas existentes, entre outras.

O objectivo é substituir a edição anual em papel dos guias com informação sobre o ensino superior e as condições de acesso pela Internet.

Para o Governo, esta medida vai ter “um grade impacto junto dos candidatos, nomeadamente dos cidadãos portadores de deficiência, em virtude de disponibilizar o processo de candidaturas através da Internet e iniciar um caminho convergente em direcção a um portal de apoio ao estudante”.

In Público

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