Skip to content

O Círculo

Empowering Communities

Portugal propôs enviar mais dois pelotões da GNR para Timor-Leste, dentro de um mês, numa altura de eleições presidenciais no país. Este envio surge após um pedido do primeiro-ministro timorense e aguarda agora a aprovação das Nações Unidas.

Portugal propôs reforçar um subagrupamento da GNR com o envio de «mais dois pelotões», nomeadamente 60 militares, para Timor-Leste num prazo de um mês, anunciou, esta quarta-feira, o secretário de Estado adjunto e da Administração Interna.

José Magalhães, que se encontra em Díli para uma visita oficial, na semana em que
o Conselho de Segurança das Nações Unidas discute o futuro da missão integrada em Timor-Leste UNMIT, salientou que este envio obedece «aos estudos preparatórios sustentados pelos peritos portugueses».

«Portugal apresentou uma proposta» de que o contingente da GNR que actua no território «seja reforçado de forma adequada às condições do território e reforço de meios», disse à TSF José Magalhães, acrescentando que «a proposta está a ser analisada no quatro de outras» junto das Nações Unidas.

O secretário de Estado anunciou ainda que, esta quarta-feira, chegou a Timor-Leste «um conjunto de equipamentos, designadamente jipes de patrulha», provenientes de Portugal.

O contingente da GNR em Timor-Leste, que é actualmente de 138 militares «conseguiu, num número muito pequeno de meses, criar instalações com condições de comando e controle, comunicações, alojamento, serviços secundários», entre outros, acrescentou.

«A proposta portuguesa é feita tendo em conta a nossa capacidade que é de execução rápida» e a «vontade do governo de Timor-Leste», frisou José Magalhães.

Esta decisão de reforço surge após o primeiro-ministro timorense, Ramos Horta, ter apelado ao Conselho de Segurança das Nações Unidas para aprovar o envio de mais uma unidade policial para Dili, a ser fornecida por Portugal.

O reforço do contingente português deverá ocorrer dentro de um mês, sensivelmente na altura das eleições presidenciais, marcadas para 9 de Abril.

Advertisements

%d bloggers like this: