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O Círculo

Empowering Communities

“Levar a Ciência às Escolas. Experimentar para aprender e gostar” é o tema de capa desta semana da e.Ciência, que destaca a projectos como a Rede de Ciência nas Escolas e projectos como o Science on Stage.“O ensino das ciências nas escolas deverá passar em muito pelo trabalho experimental, para que os conhecimentos científicos transmitidos às crianças lhes dêem ‘asas para voar’”, segundo destaca a edição desta.

Projecto Rede de Ciência nas Escolas
O Projecto, lançado pelo Cienciapt há mais de um ano, permite às escolas, através de um simples clique, terem acesso a vários conteúdos de ciência, tecnologia e inovação. O objectivo desta rede de ciência continua a ser o mesmo: comunicar e divulgar a ciência, tecnologia e inovação entre professores e alunos das escolas de Portugal de ensino básico, secundário e profissional e outras instituições, promover o ensino experimental das ciências nas escolas, criar a maior rede de conteúdos de ciência, tecnologia e inovação nas escolas, e tornar a aprendizagem do ensino das Ciências, Humanidades, Tecnologias interactiva e de fácil acesso.

Science on Stage
Esta é uma iniciativa dirigida a professores de ciências dos ensinos básico e secundário de escolas europeias. Este ano, o evento decorre de 2 a 6 de Abril, na França. “Talvez o maior encontro científico em Portugal seja o ‘Science on Stage’ promovido todos os anos pelo Ciência Viva”, esta é a opinião de Eduardo Pinto, que é um dos entrevistados desta semana da e.Ciência. “Quem desejar conhecer melhor e duvidar do que se faz em termos científicos pelas escolas pelo país fora terá uma enorme surpresa se visitar este festival”, acrescentou o professor.

Opinião
“Comunicar Ciência é tão importante como fazer Ciência”, considera José Manuel Fernandes. Esta frase é título do artigo de Andreia Pinto, do CCMAR, que refere que a investigação só faz sentido porque é feita por pessoas e para as pessoas. “O CCMAR tem vindo a delinear uma estratégia que enfatiza a importância de “comunicar ciência”, refere a responsável.

“Vamos Kimikar: Dentro da bata de um químico” é tema do artigo de Dulce Geraldo, do Departamento de Química da Universidade do Minho, que destaca algumas iniciativas para os mais jovens, no sentido de tornar a Química mais apelativa, atractiva e interessante. As Olimpíadas da Química Júnior, o Programa Atracção Química, Vamos Kimikar, são algumas destas iniciativas. Esta última foi elaborada com o objectivo de seduzir os alunos para a Química, “utilizando para tal alguma criatividade, muito carinho e trabalho q.b. Este processo de ‘sedução’ iniciou-se com a criação de logótipo desta actividade em que se recorre a escrita utilizada no MSN e nas mensagens de telemóvel. Trata-se então de Kimikar”, salienta Dulce Geraldo.

Escolas
Eduardo Pinto, da Escola Gustave Eiffel e Ludgero Leote, da Escola Emídio Navarro, são os entrevistados desta semana.

O primeiro é mestre em Engenharia Electrotécnica e Computadores, ramo de Informática, pelo IST e, segundo refere, as experiências que tem vivido na Escola Profissional Gustave Eiffel com os alunos, no âmbito da robótica, “trazem vários benefícios não só aos alunos como aos professores”.

Ludgero Leote é membro da Assembleia de Escola, director do Curso Profissional de Electrónica, Automação e Computadores, coordenador TIC da escola e responsável pelo Clube de Robótica. Professor na Escola Secundária Emídio Navarro, partilha nesta entrevista a sua experiência no âmbito da robótica, numa escola vocacionada para as áreas tecnológicas de electricidade/ electrónica e mecânica.

Ainda esta semana o bloco noticioso dá conta de um sistema pioneiro a nível mundial para sequestro de carbono que Portugal possui, desenvolvimento de uma ferramenta de meteorologia espacial pela ESA, cientistas portugueses discutem energia nuclear e muito mais.

Para ter acesso à edição completa efectue o seu login, se é subscritor do Cienciapt. Se não é subscritor veja a versão limitada da revista em http://www.cienciapt.net/revista/20070208.pdf .

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