Skip to content

O Círculo

Empowering Communities

Desde Janeiro que o externato Infante D. Henrique tem aberto o Alfamat, um projecto que pretende reduzir a taxa de insucesso na disciplina de Matemática. No AlfaMat, os alunos dispõem de um espaço – o “Ginásio de Matemática” – onde são convidados a fazer exercícios que promovam a mente, o raciocínio, levando assim a uma boa aprendizagem da Matemática.

Segundo do director pedagógico da escola, a Matemática “longe de ser a disciplina enfadonha e cinzentona de que alguns se queixam, é algo de cuja aprendizagem o aluno pode retirar prazer”. O AlfaMat é uma iniciativa da Direcção Pedagógica da escola, sendo dinamizado pela professora Carla Silva. Sabendo-se que a Matemática é talvez aquela disciplina em que o sucesso mais depende do trabalho do aluno, da repetição, às vezes exaustiva de exercícios, pode dizer-se que este “Ginásio de Matemática” foi criado por analogia com os ginásios tradicionais onde se cultiva o corpo.

Os alunos podem participar por iniciativa própria ou ser encaminhados pelos professores da disciplina, depois de efectuado um diagnóstico das necessidades e dificuldades. O projecto compreende a criação na intranet da escola do “Sítio da Matemática”, onde os alunos encontrarão materiais de apoio ao estudo da cadeira.

Advertisements

%d bloggers like this: