Skip to content

O Círculo

Empowering Communities

A taxa de retenção e desistência no 12.º ano subiu quase 20 por cento entre 1994 e 2004, passando de 29,6 por cento para 49,4 por cento. A introdução dos exames nacionais obrigatórios para conclusão do Secundário e ingresso no Superior, em 1996, fez disparar o número de chumbos no 12.º. No mesmo período de tempo, apenas no 1.º Ciclo se registou uma quebra na taxa de retenção ou desistência.

Os dados constam do relatório ‘30 anos de Estatística na Educação’, apresentado ontem em Lisboa e que compila os dados estatísticos dos alunos no sistema de ensino entre 1977 e 2006. “Pergunto o que se fez nos últimos dez anos, desde que há exames, para melhorar os resultados e não vejo aí medidas de política activa. O caminho é intervir ao nível dos currículos, uma vez que os exames são instrumentos essenciais de avaliação externa”, considerou a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, presente na sessão de apresentação do relatório.

A governante explicou que uma alteração à Lei de Bases da Educação, para tornar obrigatória a frequência do Ensino até aos 18 anos, não deverá ser para breve. “Vamos aguardar, temos tempo para tomar uma decisão”, disse.

A apresentação do relatório surge um dia após se conhecer mais uma decisão judicial desfavorável ao Ministério da Educação: o Tribunal do Porto deu razão a um professor, que exigia o pagamento das aulas de substituição como trabalho extraordinário. Foi a terceira decisão favorável aos docentes.

EXAMES 2007

NACIONAIS BÁSICO (9.º)

19/06

Língua Portuguesa

21/06

Matemática

NACIONAIS SECUNDÁRIO, 1.ª FASE

18/06

Português; Português A; Português B; Filosofia; Geologia

19/06

Matemática B; Matemática; Matemática A; Mat. Aplicada Ciências Sociais; Latim; Latim A

20/06

Biologia e Geologia; Biologia; História; Lit. Portuguesa; História A/ História B; Desenho A; Desenho e Geometria Descritiva A; Inglês

21/06

Introdução à Economia; Economia A; Geometria Descritiva A; Espanhol

22/06

Química; Física Química A; Francês

25/06

Geografia; Física; Geografia A; Alemão; Psicologia

26/06

Hist. Cultura e das Artes; Aplicações Informáticas B

Advertisements

%d bloggers like this: