Skip to content

O Círculo

Empowering Communities

Um grupo de investigadores norte-americanos anunciou a criação de um «modelo virtual» de todas as reacções bioquímicas que ocorrem nas células humanas.

O modelo poderá ser usado para encontrar novos tratamentos para certos problemas de saúde, como o colesterol alto, ou para elaborar dietas pessoais para o controlo de peso.

A equipa, de seis especialistas em Bioengenharia da Universidade da Califórnia, nos EUA, analisou o genoma humano para verificar a correspondência entre genes e processos metabólicos, para descobrir, por exemplo, quais são os responsáveis pela produção de enzimas.

Após um ano de pesquisa, os especialistas elaboraram um banco de dados com 3,3 mil reacções bioquímicas, que criaram posteriormente uma rede de processos metabólicos na célula, de maneira semelhante a uma rede de tráfego.

Para testar o modelo de computador, a equipa realizou 288 simulações diferentes, como a síntese das hormonas, testosterona e estrogénio, e o metabolismo da gordura da dieta.

Contudo, o método terá que ser «sofisticado» para prever o que acontece na produção e destruição do colesterol, assim como a forma com que é absorvido no aparelho digestivo.

Advertisements

%d bloggers like this: