Skip to content

O Círculo

Empowering Communities


Porque há milhões de pessoas que regem as suas vidas pela fé num Deus único, e que, através dessa fé, acreditam que a sua vida e o mundo têm um sentido, que de outra forma não teriam?

E não é verdade que, por desconheceres a fé dos outros, pensas que a vida deles assenta em práticas e crenças estranhas? Como se a fé dos outros fosse qualquer coisa de primitiva, ou mesmo perigosa…

Desconheceres aquilo que é um elemento fundamental da vida dos outros, cria o preconceito e a intolerância. Assim, para deitar abaixo algumas ideias pré-definidas erradas, e em paralelo ao ciclo de músicas Os Filhos de Abraão, a Culturgest criou o ciclo de conferências As Religiões dos Filhos de Abraão.

Convidou assim cinco crentes de cinco religiões monoteístas a explicar a sua fé e que viessem dizer em que acreditam, porque acreditam e como acreditam. A entrada é livre, mas limitada aos lugares disponíveis. Sempre a partir das 18h30, na Sala 2 da Culturgest.

Aqui fica o programa desde ciclo de conferências que começa a 29 de Janeiro, prolongando-se até 5 de Março:

29 de Janeiro: Judeus e Judaísmo por Samuel Levy
Samuel Levy, economista e gestor, foi dirigente de várias instituições da Comunidade Israelita de Lisboa, tendo sido presidente da direcção desta instituição.

5 de Fevereiro: Reforma Protestante por Silas Oliveira
Silas Oliveira é filho de um pastor da Igreja Baptista. Licenciado em Filologia Românica, jornalista de profissão, participou muitas vezes, como membro da delegação protestante portuguesa, em encontros ecuménicos internacionais. Vive a sua fé na Igreja Presbiteriana de Lisboa.

12 de Fevereiro: Islão e Muçulmanos Para Além dos Textos por AbdoolKarim Vakil
AbdoolKarim Vakil é professor de História Portuguesa Contemporânea no departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros do King’s College de Londres. Coordenador dos Simpósios do Instituto Muçulmano de Londres, modera um cibergrupo de debate de académicos e activistas muçulmanos em Inglaterra e colabora no jornal Muslim News.

26 de Fevereiro: Caminhos da Ortodoxia por Ivan Moody
Ivan Moody estudou Música e Teologia nas Universidades de Londres, Joensen e York. Ocupa um lugar de destaque no estudo da música do mundo ortodoxo, sendo actualmente presidente da Sociedade Internacional de Música Ortodoxa.

5 de Março: O Catolicismo por José Tolentino de Mendonça
José Tolentino de Mendonça, presbítero da Igreja Católica, poeta e tradutor, doutorou-se em Teologia Bíblica. Professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Director da Revista Didascália é membro do Centro de Investigação Religiões e Culturas.

Advertisements

%d bloggers like this: