Skip to content

O Círculo

Empowering Communities

Um programa de itinerância da colecção do Museu de Serralves, um ciclo de conferências internacionais e onze exposições individuais destacam-se na programação de 2007 da Fundação de Serralves, Porto, anunciou hoje a Fundação de Serralves. Ao nível do programa de exposições, o director do Museu de Serralves, João Fernandes anunciou que estão agendadas 11 mostras individuais, realçando a do norte-americano Robert Rauschenberg, cuja inauguração está marcada para 12 de Outubro.

Esta exposição será a primeira retrospectiva do trabalho de Rauschenberg, produzido nos anos 70, e compreenderá aproximadamente 90 trabalhos. Estão também agendadas, entre outras, as exposições de Maria Nordman (4 de Maio a 15 de Julho), François Dufrêne (27 Julho a 14 de Outubro) e Lúcia Nogueira (26 de Outubro a Janeiro de 2008).

Ao longo do ano, na área da música, vão passar por Serralves artistas como Litle Annie, Rammellzee & Death Comet Crew, Mark Stewart & The Maffia e Nurse With Wound, entre outros.

Na dança, destaca-se a apresentação da companhia Bill T. Jones/Arnie Zane, estando também previstas, entre outras iniciativas, a 16ª edição de «Jazz no Parque» e o Ciclo «O Sabor do Cinema».

Na área do Serviço Educativo destaque para a organização de programas destinados a públicos específicos, nomeadamente a crianças e jovens que por razões culturais, sociais e económicas têm maior dificuldade em aceder à arte contemporânea.

«Apesar de nos encontrarmos numa fase de grandes restrições orçamentais, fizemos um grande esforço para manter a qualidade e a intensidade da produção cultural», salientou o presidente da Fundação de Serralves.

Na apresentação das actividades para o corrente ano, Gomes de Pinho destacou o arranque de um novo projecto de exposições itinerantes de obras da colecção de Serralves, a realizar por todo o país.

O novo programa expositivo, delineado e coordenado por João Fernandes, director do Museu, arranca em meados deste ano, com mostras em vários espaços de Portugal.

Aos curadores/comissários convidados será pedido que proponham projectos de exposição para os espaços que mostrem disponibilidade para as acolher, tendo em consideração as características arquitectónicas e o contexto específico em que serão apresentadas.

Entre as entidades com exposições já confirmadas, em datas a anunciar, estão a Fundação Eugénio de Andrade, em Évora, o Centro de Artes de Sines e a galeria municipal dos paços do concelho de Torres Vedras.

«O nosso objectivo é contribuir para criar uma rede de instituições vocacionadas para a arte contemporânea, à semelhança do que acontece com os teatros e as bibliotecas», afirmou Gomes de Pinho.

Em Março, a fundação vai iniciar o ciclo de conferências internacionais «Crítica do Contemporâneo», que se prolongarão até Novembro no Auditório de Serralves, e que se propõem reflectir e debater a sociedade contemporânea.

A iniciativa consubstancia-se em doze sessões divididas em três ciclos temáticos – Política (Março/Abril), Educação (Maio/Junho) e Biologia (Outubro/Novembro).

As conferências, cujo programa completo será anunciado em Fevereiro, têm como comissários António Amorim, António Guerreiro e Manuel Costa e como coordenador Rui Mota Cardoso.

Os moderadores das sessões serão Guilherme de Oliveira Martins (Política), Alberto Amaral (Educação) e Manuel Sobrinho Simões (Biologia).

As prioridades do Serviço Educativo serão direccionadas para programas destinados a crianças e jovens com «exigências particulares», incluindo deficientes, crianças internadas em hospitais do Grande Porto e jovens com comportamentos desviantes.

Neste capítulo, vão ser programadas actividades destinadas a jovens entre os 12 e os 18 anos que se encontrem internados em instituições do Ministério da Justiça pela prática de crimes.

«O objectivo é criar novas estratégias de envolvimento deste públicos e abolir as barreiras que impedem o usufruto destes bens culturais», sublinhou João Fernandes, referindo que serão estabelecidas parcerias com instituições que trabalham nas diferentes áreas abrangidas.

Diário Digital / Lusa

23-01-2007 15:08:11

Advertisements

%d bloggers like this: